Compare preços:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Como saber se a Bateria ta boa?


    Bom, a primeira dica é usar de 80 à 100Amperes de bateria para cada 1000wrms de amplificadores (A soma deles) no total, então um som com 3500wrms precisa de 280 ~ 350Amperes de bateria (pode somar da frente com a de traz, se interligadas!). Para saber se sua bateria está boa, você pode usar um bat meter que custa em media de 70 a 190 reais, ou um multímetro comum, e veja, se quando da as batidas, perto de 100%, a voltagem, não deve cair de 11.8 a 12.2V, caindo abaixo de 11.5V, significa que você precisa de mais bateria p/ seu som!! ** Caso a luz de teto de seu carro ficar piscando demais, é outra amostra de que você PRECISA de mais bateria.. rs rs

    Mega-Capacitores: Os mega capacitores não tem carga / amperagem, eles estabilizam, fazem a tensão (Voltagem) não cair demais, dando picos mais fortes, servem apenas para Graves, não voz, o correto é usar 01 Farad para cada 500wrms de amp!!!

   Alternadores e Fontes: O Alternador funciona exatamente como um carregador/fonte, ou seja, quando a bateria pede carga, que ele trabalha mais, e qto mais forte mais vai consumir / forçar o motor, ele vai carregar em media 10 a 20% menos do que foi feito para carregar, pois ele também mantém vários equipamentos eletrônicos de seu carro como luzes, ar, etc..! Exemplo: Um alternador de 50A vai carregar 50A/hr , sendo assim, uma bateria de 400Amperes, com digamos baixa carga (Faltando 300A) demoraria 2 horas p/ cada 100Amp, então 3 horas ou mais para carregar 100%, lembrando que, nunca pode-se deixar uma bateria chegar ao FIM.. zerar! Normalmente baterias de água zeradas não conseguem carregar 100% novamente após zeradas! Para isso não acontecer, veja sempre se as luzes de teto não piscam muito, se o som não ficou muito fraco, etc.. se caso a voltagem estiver abaixo de 12.6V quando a bateria estiver parada, é sinal de que precisa de carga, e nos PICOS Do som, o certo é nunca cair de < 11Volts, se cair, bote + Bateria!!! **De acordo com profissionais do ramo, para carregar a bateria até 80% é rápido, o que demora é os 80 à 100% !!

Cabeamento, Aterramento, Baterias

Sempre que instalar um amplificador, coloque o cabo de acordo com o amplificador, amplificadores classe AB, que tem potências normalmente de 100 à 1000wrms, utilizam cabos de 8 à 16mm, mas isto depende do fabricante, e não apenas do amplificador. Outra coisa que conta muito é a distância do módulo para a bateria, caso for usar a bateria da frente até atraz, utilize cabos maiores, com 16mm ou mais.
O Aterramento deve ser muito bem feito, de preferência raspe bem a lata antes de parafusar o terra(negativo), caso não fizer isso podera danificar o amplificador, pois não jogará toda potência nescessária!

O cabo positivo (+), caso for usar uma bateria da frente apenas, deve conter um fusível ou disjuntor (potência de acordo com o amplificador) este mesmo cabo deve ser passado de um lado do carro, até o amplificador, recomendamos não passar no mesmo lado que os cabos RCA ou de áudio, para não dar ruídos por causa do alternador.
Caso for usar 2 bateiras ou mais, o cabo positivo (+) de energia da frente será conectado à bateria de traz (utilize um disjuntor/fusível) e ambas as baterias devem ser aterradas (raspar a lata (-)), não é nescessário puxar um cabo negativo (-) da frente, pois a lataria do carro fará esta função. O cabo positivo (+) que sair da bateria de traz e ir pro amplificador deve estar protegido de fusível ou disjuntor, e é aconselhável que esteja próximo do amplificador, quanto maior a distância mais grosso deve ser o cabo.
Para amplificadores AB de até 500wrms use cabos 10mm, para até 1000rms use cabo 16mm, e assim por diante, caso for um DIGITAL, de 1800wrms use cabo 21mm no mínimo, e caso ficar a 3mts da bateria use 30/35mm, e assim por diante! Um amplificador de 3.000wrms à 5.000wrms usa cabos 35mm à 60mm, dependendo da distância, há instaladores que usam 70,80,90mm..!!

A bateria deve ser equivalente ao amplificador, não há um calculo exato para saber quanto tempo vai durar o som tocando pois isto depende da música que ouvir (graves extendidos como RAP consomem mais que graves secos).

Para amplificadores DIGITAIS, recomendamos 100A para cada 1000wrms, ou seja, se seu amplificador for de 1800wrms, utilize pelo menos uma bateria de 150A à 200A para ele, e mais a da frente para um módulo AB e assim por diante! Já se seu amplificador for AB, de até 500wrms total, utilize pelo menos 55/65A, e caso tiver mais potência utilize de 80 à 100A.

Estas medidas vão durar em média de 1 à 4horas com o som ligado, mas como expliquei acima, isto depende do volume, módulo, músicas, intervalos, etc.

Caso você puder instale um capacitor, sempre será bem vindo, principalmente quando as luzes do carro "piscam" quando da o grave, o capacitor vai estabilizar e acabar com isso! Utilize 1Farad para cada 1000wrms!

Se for construir um trio elétrico que ficará tocando o dia inteiro, recomendamos ou usar muitaaaa bateria, ou a utilização de fontes (caso há possibilidade de ligar na energia).

Potencia de Alto-Falantes

    Alto falante é um componente passivo, que transforma energia, na verdade, um alto falante de 120W RMS suporta eletricamente 120W sem queimar, porém se for ligado em um amplificador de 50W , tocará igual a qualquer outro alto-falante parecido e de menor potência: 50W. Isto sem contar que tem muita perda no caminho antes de virar som. O fabricante que apresenta como primeiro dado de seu alto-falante o valor da potência, tem a nítida intenção de te "ganhar no papo", cuidado.

    Com relação aos valores de potência, você já deve ter se deparado com números assustadores e não coerentes. Por exemplo, um alto-falante diz possuir 4000 Watts de potência. Óbvio que esta informação não é real. O que acontece nestes casos é a unidade de medida que o fabricante utilizou. Na maioria das vezes, potência PMPO, ou seja, uma forma de medir a potência máxima que o aparelho pode gerar, mesmo que seja por um instante mínimo de tempo, até menor que centésimos de segundo. Como não há padronização para esta medida, o fabricante "inventa" como ele quiser a maneira que vai utilizar para fazer a medição da potência PMPO. Isto trata-se de uma jogada de "marketing". A medição de potência padronizada pela ABNT é a que vale. Medida em um período de tempo padronizado onde se possa definir a potência média que foi trabalhada pelo aparelho sem que ocorra sua queima. Esta é a potência RMS ou conhecida como potência real média, esta serve como parâmetro de comparação e deve vir sempre especificada pelo menos no manual do fabricante. Nossa referência é potência RMS. Ainda temos um agravante. Esta potência é a que o alto falante suporta eletricamente, mais o importante em som é a sensibilidade em dB (dBSPL) das caixas acústicas e a distorção máxima do amplificador na máxima potência.

Decibéis
    É uma unidade logarítima usada para medir a intensidade do som, e este calculo é um pouco complexo, mas lhe darei algumas bases:

- 3Db´s é o Dobro da potência sonora, então um som com 143db (200 w rms) é o dobro de um som de 140db (100 w rms)!

    Se o ruído ultrapassar 160 dB, como durante uma explosão de fogos de artifício a 1 metro de distância, por uma fração de segundo pode levar ao rompimento do tímpano!!

De acordo com a Bíblia do som, calculando de acordo com a pressão atmosférica da terra, o máximo que se pode chegar é 194,00 dB´s! O Recorde mundial está acima dos 180Db´s hoje, e aumentando aos poucos a cada ano!

Decibeis de um Alto-Falante

    Auto falante de 400 W. RMS e 96 dB ou 300 W RMS com 101 dB ? Qual o melhor??

    É só fazer um calculo: db + 10xlog do rms

    Portanto o alto-falante de 400 W tem uma sensibilidade de 122,02 decibéis, enquanto o de 300 W tem 125,77 decibéis de sensibilidade.

Perceba que muitos watts não quer dizer som alto.

Ligaçõs de Alto-Falantes


1 Falante Bobina Dupla 4+4 Ohms

1 Falante Bobina Dupla 4+4 Ohms

1 Falante Bobina Dupla 2+2 Ohms

1 Falante Bobina Dupla 2+2 Ohms

2 Falantes Bobina Simpes 4 Ohms

2 Falantes Bobina Simpes 4 Ohms

2 Falantes Bobina Simpes 8 Ohms

2 Falantes Bobina Dupla 4+4 Ohms

2 Falantes Bobina Dupla 4+4 Ohms

2 Falantes Bobina Dupla 2+2 Ohms

2 Falantes Bobina Dupla 2+2 Ohms

2 Falantes Bobina Dupla 2+2 Ohms

3 Falantes Bobina Simpes 4 Ohms

3 Falantes Bobina Simpes 8 Ohms

3 Falantes Bobina Dupla 4+4 Ohms

3 Falantes Bobina Dupla 2+2 Ohms

3 Falantes Bobina Dupla 2+2 Ohms

4 Falantes Bobina Simpes 4 Ohms

4 Falantes Bobina Simpes 4 Ohms

4 Falantes Bobina Simpes 8 Ohms

4 Falantes Bobina Dupla 4+4 Ohms

4 Falantes Bobina Dupla 4+4 Ohms

4 Falantes Bobina Dupla 2+2 Ohms

4 Falantes Bobina Dupla 2+2 Ohms

6 Falantes Bobina Dupla 4+4 Ohms

INFLUÊNCIA DA IMPEDÂNCIA DO ALTO-FALANTE NA POTÊNCIA DO AMPLIFICADOR

A maneira como utilizamos os alto-falantes pode implicar em ganhos ou perdas de potência de um amplificador. Um ganho de potência pode ser conseguido através de um baixo valor de impedância. Para que possamos explicar melhor o que ocorre, vamos verificar este exemplo, onde temos os seguintes equipamentos:

1 alto-falante com impedância de 2 ohms

1 alto-falante com impedância de 4 ohms

1 alto-falante com impedância de 8 ohms

1 Amplificador de um canal com potência de 100 Wrms em 4 Ohms

Para analisarmos as diferentes formas em que o amplificador irá trabalhar, utilizaremos as seguintes fórmulas:

P = T ² / Z P = T x I P = I ² x Z

P = Potência (Watts)

T = Tensão (Volts)

I = Corrente (Amperes)

Z = Impedância (Ohms)

Primeiramente devemos calcular o valor da tensão de saída deste amplificador, para que possamos verificar os diferentes valores de potência apresentados pelo amplificador de acordo com a impedância que teremos na saída.

O fabricante deste amplificador nos fornece a informação de que teremos 100 Wrms quando utilizarmos uma impedância de 4 ohms na saída. Jogando estes dados na primeira fórmula teremos:

100 = T ² / 4

T ² = 100 x 4 = 400

T = 20 Volts

Como o valor da tensão de saída do amplificador é constante e já o temos calculado, podemos encontrar os diferentes valores de potência para cada valor de impedância:

Para o alto falante com impedância de 4 Ohms

P= (20x20) / 4 = 400/4 = 100 Wrms

Para o alto falante com impedância de 2 Ohms

P= (20x20) / 2 = 400/2 = 200 Wrms

Para o alto falante com impedância de 8 Ohms

P= (20x20) / 8 = 400/8 = 50 Wrms

Com isso, podemos chegar à conclusão de que a medida que diminuímos a impedância, automaticamente o amplificador aumenta sua potência.

Por outro lado existe um limite, que é exatamente o ponto em que se pode ocasionar a queima de um amplificador. Isso ocorre porquê ao diminuirmos a impedância fazemos com que o amplificador forneça o máximo de potência, resultando em altos valores de corrente na saída do amplificador.

Para utilizarmos corretamente o equipamento a dica é conferir sempre a impedância mínima de saída do amplificador (bridge e estéreo) e a impedância de cada alto-falante, evitando assim futuros problemas.

A Maioria dos alto falantes automotivos é de 2ohms, 4ohms, 2+2ohms ou 4+4ohms e os profissionais de 4 e 8ohms, sendo assim a ligação dos falantes tem que ter a mesma impedância dos amplificadores, ou seja, se o módulo possui 2 saídas de 4ohms, você tem que ter dois falantes de 4ohms, um em cada canal.


Tecnicamente, impedância é o resultado da reatância capacitiva e da reatância indutiva em um determinado circuito. De uma maneira bastante resumida, impedância pode ser definida como a resistência elétrica (medida em Ohms) de um circuito por onde passa uma corrente alternada. Em um alto-falante essa resistência varia de acordo com a freqüência (medida em Hz) dessa corrente elétrica. E é justamente porque varia conforme a freqüência que a resistência de um alto-falante chama-se impedância (e não simplesmente resistência). Também por esse motivo você nunca vai conseguir medir a impedância de um alto-falante apenas usando um multímetro.

1. Bobina Dupla X Bobina Simples

A Bobina dupla foi inventada para poder combinar mais ligações apenas, ela tem o mesmo tamanho e potência da simples (no caso do mesmo modelo de falante) e por isso NÃO TOCA MAIS, as duas são iguais quanto à potência, e em alguns casos muda-se alguns poucos parametros do falante.

A Bobina dupla é dividida em 2, ou seja, tem 2 saídas, 2 pares (+) e (-) e pode ser ligada em Série ou Paralelo, já a bobina simples, pode ser ligada em série ou paralelo se combinar 2 ou mais falantes.



Ligação em paralelo:

O objetivo de se fazer uma ligação em paralelo é o de diminuir o valor da impedância. Quanto mais alto-falantes ligados em paralelo menor será a impedância. Para se ligar um ou mais alto-falantes em paralelo basta unir os pólos positivos com os pólos positivos e os negativos com os negativos, o valor final da impedância é calculado pela seguinte fórmula:



Z = 1 / [ (1/z1) + (1/z2) + ... (1/zn)]

onde:

Z = impedância final

z1 = z2 = zn = impedância nominal de cada alto-falante envolvido na ligação

* Em resumo, a ligação em Paralelo DIVIDE a impedância, onde 4 falantes dividido por 4ohms (caso forem 4ohms cada) ficaria então 4/4=1ohm, ou veja mais exêmplos de ligações mais abaixo.

Ligação em série: O objetivo de se ligar alto-falantes em série é aumentar o valor da impedância. Quanto mais alto-falantes ligados em série maior será a impedância. Para se ligar um ou mais alto-falantes em série, basta unir o pólo positivo do primeiro alto-falante com o pólo negativo do segundo alto-falante. Dessa forma, sobram dois pólos (um positivo e um negativo) os quais serão ligados ao amplificador. O valor final da impedância é calculado pela seguinte fórmula:



Z = z1 + z2 + ... zn

onde:

Z = impedância final

z1 = z2 = zn = impedância nominal de cada alto-falante envolvido na ligação



* Em resumo, a ligação em Série SOMA a impedância, onde por exêmplo 2 falantes de 4ohms em série, ficariam 4+4= 8ohms, ou veja mais exêmplos de ligações mais abaixo.

Qual melhor amplificador para meu som

Vamos descrever aqui, algumas regras básicas para se escolher um amplificador que case com seu(s) subwoofer(s).

1º - obedecer a impedância mínima especificada pelo amplificador

2º - casar a potência SUPORTADA pelo subwoofer com a FORNECIDA pelo amplificador

Se você tem um subwoofer de 4 Ohms que suporta 200W RMS, você precisa de:

- um amplificador que forneça 150 a 300W RMS a 4 Ohms, a impedância mínima pode ser 1, 2 ou 4 Ohms

se você tem um subwoofer de 2 Ohms que suporta 500W RMS, você precisa de:

- um amplificador que forneça 300 a 600W RMS a 2 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms

se você tem dois subwoofers de 4 Ohms que suporta 300W RMS, você precisa de:

- um amplificador que forneça 500 a 800W RMS a 2 Ohms (dois subwoofers em paralelo) , a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms

se você tem dois subwoofers com bobina dupla de 2 Ohms (cada bobina) e suporta 700W RMS total (350W cada bobina):

- um amplificador que forneça 1000 a 1600W RMS a 2 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms, mas ele tem que fornecer 1000 a 1600W a 2 Ohms

se você tem dois subwoofers com bobina dupla de 4 Ohms (cada bobina) e suporta 700W RMS total (350W cada bobina):

- um amplificador que forneça 1000 a 1600W RMS a 4 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ,2 ou 4 Ohms, mas ele tem que fornecer 1000 a 1600W a 4 Ohms

Caso você ligue uma associação de subwoofers abaixo da impedância mínima aceita pelo amplificador, este esquentará até danificar alguma parte do circuito.

Se o amplificador fornecer potência muito acima do suportado pelo subwoofer, você corre o risto de derreter a bobina do falante, caso o nível de distorção seja elevada e tocada por longo tempo. Mas se o amplificador fornecer pouca potência, você estará sub-utilizando seu subwoofer, você gastou dinheiro a toa e ele não tocará muito bem, pois o amplificador não tem força pra movimentar o conjunto de bobina e cone do subwoofer.

Seria como um carro 1.0 na ultrapassagem, ele não tem forças para fazê-lo satisfatoriamente. Mas com um carro 2.0, a ultrapassagem é tranquila. Com isso acabamos de explicar um pouco de como ter dinâmica na reprodução da música.

Os critérios adotados aqui são para a maioria dos usuários que são leigos no ajuste da sensibilidade do amplificador. Para aqueles que possuem equipamento para verificar distorção originado pela má regulagem da sensibilidade do amplificador, podemos escolher um amplificador com até 4x mais potência que a suportada pelo subwoofer, no caso de competições!

- Aconselhamos usar amplificadores DIGITAIS para graves mais fortes, e AB para cornetas/tweeters/kits/etc.

Dicas para evitar a queima de amplificadores

 > Se seu amplificador suporta o mínimo de 4 Ohms, nunca utilize falantes de 2 Ohms ou que a associação de mais falantes resulte abaixo de 4 Ohms;

> Se está escrito que seu amplificador faz bridge a 4 Ohms somente, não utilize subwoofers de 2 Ohms ou dois de 4 Ohms em paralelo;

> Se a impedância mínima suportada em estério de um amplificador for 2 Ohms, provavelmente o mínimo em bridge será 4 Ohms;

> Se o bridge mínimo for de 2 Ohms, em estério o mínimo será de 1 Ohm;

> Utilize cabos adequados ao consumo de corrente do amplificador;

> Tenha uma bateria que aguente fornecer o tanto de corrente que o amplificador necessita;

> Cuidado com a fiação dos falantes para que não ocorra curto-circuito;

> Cuidado com os fios conectados ao amplificador para que não ocorra curto-circuito nas saídas do amplificador;

> Instale o amplificador em lugar livre para facilitar o resfriamento, ou force-o utilizando ventoinhas;

> Um dos maiores problemas de queima dos falantes, é quando o amplificador manda distorção (onda "quadrada" para os falantes, é aconselhável usar um osciloscópio para medir as ondas de saida e ajustar o amplificador, normalmente quando o amplificador está no máximo ele estará mandando distorção.

Dicas para regulagem do SEU SOM

Regulagem: Primeiro ligue seu cd player, e veja qual Maximo que ele vai, digamos volume 60 é 100%, então, estipule um máximo para seu som, digamos volume 30 ou 40.. Vá no seu módulo e deixe o ganho zerado (6V = Mínimo, 0.5V = Max!), ai você liga o CD Player em volume BAIXO, e ligue o amplificador, logo após, OLHANDO Para o LED CLIP, comece a aumentar o volume aos poucos em uma música que você ouvirá "muito" rs rs.. Se chegar no volume estipulado como "Maximo", e ainda não tiver acendido a luz de CLIP, você poderá aumentar o ganho em direção à 0.5V, devagar, até que pisque uma vez , quando ela piscar significa q está no Maximo, ali por diante tocara muito mais mas também, para torrar os subs é rapidinho!!!

Como Manter: Bom, a maioria, deixa o CLIP piscar, o certo para não forçar e tocar MUITO BEM, é deixar piscar 1 vez a cada 3 batidas da musica, ou seja quase não piscar, é o correto! Mas CUIDADO, com o tempo a voltagem da bateria CAI e o CLIP pisca mais rapido!! Se piscar uma vez por batida estaria no limite, e facilmente, se entrar uma musica com grave de maior Db irá feder as bobinas!

Uma dica é usar fontes, e fique SEMPRE de olho no Led de CLIP!!!

Amplificadores SEM led de CLIP: É indicado , fazer o mesmo procedimento acima, mas, quando “Sentir” que sai um som estranho do falante, abaixar 2 a 3 volumes! É mais complicado, pois tem que “se acostumar” ao máximo do equipamento, um bom ex., é você ir aumentando até que sinta que não mudou mais nada, por ex: No volume 30 está no maximo? No 35 não mudou nada? Abaixe pro 29!!

Montando um Som de Qualidade

Para se ter essa faixa útil toda preenchida em equilíbrio você precisa:

- Falantes que respondam à SUB & GRAVES : São os falantes de 15”, 18" ou 21, que sejam feitos para render subgrave e grave (o cone excurssiona bastante)! Como os woofers, tem a sua borda sanfonada normalmente de tecido, um falante de 18” , por ter seu cone maior e mais pesado que um de 10”, ele não vai conseguir vibrar 2000 vezes por segundo tão rápido como um de 10”, mas, ele terá maior facilidade em vibrar 60 vezes por segundo, pois seu cone é maior, e tem que empurrar uma “massa de ar” maior, por isso, usamos falantes de 15,18,21 para gravões! ;

- Falantes de MÉDIO-GRAVES : São falantes menores (6 à 12”) que conseguem responder melhor a freqüências de voz encorpada, batidas rápidas, onde aparecem vários instrumentos , batuques, etc! Geralmente são cortados dentre 150hz ~ 1200hz: É onde o grave dos falantes grandes começa a perder Db´s, e onde a corneta começa a trabalhar, então ele fica entre os subões e os drivers!

- Drivers Fenólicos e Titânium : Os drivers fenólicos são os responsáveis pela Voz, mas sem agudo, respondem em média de 500hz à 6000hz, seu reparo é feito de “Feno” , uma fibra entrelaçada! Os drivers de Titanium normalmente tem maior rendimento (Db) pois seu reparo é feito de Titanium, um material mais leve e fino, que consegue vibrar mais vezes por segundo, e normalmente sua freqüência vai de 500~20.000hz, ou seja, não nescessita de “Tweeter” para o agudo! Só que é bom saber equalizar e cortar ele certinho! :)

- Tweeters : São responsáveis pelos agudos, que vão dentre +- 5k à 30khz!! São responsáveis por sons conhecidos como “Tshhhiii” com pouca voz e um agudo fino.. um som de um alfinete caindo seria bem reproduzido por um tweeter!

Noções Básicas de Som Automotivo

QUALIDADE: Em resumo posso dizer que a qualidade é um som com EQUILIBRIO de TODAS freqüências! (Sem exageros de cornetas, ou muito grave e pouco médio, o certo é “equilibrar” o som! Nos CD´s Players, você tem o LOW / MID / HI , p/ equalizar!

FREQUENCIA: A Freqüência é medida em vibrações por segundo, ou seja, aquele gravão que você sente dentro do carro bem extenso “TUmmmmm” fica entre 100 a 25hz , ou seja vai de 100 vibrações por segundo até 25 vibrações por segundo, onde, o ouvido humano consegue ouvir melhor, a partir de 35/40hz para cima! A Faixa útil de freqüências vai de 20hz à 20.000hz em média!

EQUALIZACAO: Temos que saber que “Nenhum falante consegue tocar TODAS as freqüências”, então precisamos de um “Conjunto” de falantes, que juntos, e bem regulados, respondam em “Equilibrio” a maior faixa de freqüência possível!

*Imagine um som que vai de 20hz à 20khz planos, sem quedas, isso seria um “som perfeito” !!

Para entender melhor como os falantes funcionam vamos “dividir” as freqüências :

- SUB-GRAVE: É aquele grava BEM extendido, que fica entre 20~60hz;

- GRAVE: É uma freqüência mais firme, rápida , entre 60~200hz ;

- MÉDIO-GRAVE: Para entender melhor podemos dizer que é onde “começa a terminar” o grave, e inicia aquela voz encorpada, batuques, batidas bem secas, sons de vários instrumentos no meio da música”;

- MÉDIO: É a freqüência da “VOZ” ou seja, ela fica entre 400hz à 6000hz em média;

- AGUDO: É quando o falante, (normalmente tweeter), consegue vibrar mais de 6 Mil vezes por segundo dando aquele som “Tssss, Tchhh” , os drivers de Titanium conseguem dar Voz+Agudo!

Litragem ideal da Caixa

Antes de tudo, é preciso saber a frequencia certa.

    Este é um dos passos mais importantes, pois depende do SEU gosto musical, além do falante são os dutos e a litragem quem fazem a freqüencia da caixa, sendo assim temos algumas dicas que servem para varios alto-falantes;
        Tamanho do falante
    Normalmente quanto maior o cone, mais força ele tem que fazer pois mais AR ele terá de empurrar, por isso um falante de 18 Polegadas, tocará freqüencias mais "Baixas" entre 30~150hz, com graves mais extendidos, dando pouca voz, mas muitos fabricantes tentam forçar falantes maiores a tocar em frequencias mais altas e falantes menores a tocarem freqüencias mais baixas, o que eu não acho certo! Normalmente os falantes de 15" Polegadas são os mais vendidos pois tocam bem todos os estilos, conseguem tocar músicas de pankada mais seca e músicas de grave mais extendido, mas obviamente que falantes de 12" ainda tocarão mais secos e os de 18" mais subão, por isso a maioria das casas noturnas usam 18" no chão para sub e 12" no teto para médio-grave (voz/grave seco). E também os de 8" e 10" que são muito bons para voz limpa e clara (altamente indicados para qualidade).

        Frequência
    Muita gente não entende qual freqüencia está tocando ou procura que seu falante a responda, então vamos à uma breve explicação: A freqüencia é medida em Herts, e 01 Hertz (1hz) consiste no movimento do cone de ir e voltar 1 vez em 1 segundo. O ouvido humano normalmente consegue escutar de 20hz para cima, e normalmente a faixa de 20~30hz é mais vento do que som, então indicamos trabalhar sempre de 30hz para cima, normalmente falantes de 18" cortamos de 40/50hz para cima, falantes de 15" de 45/55/65hz para cima, e de 12" em média de 55hz à 150hz dependendo do estilo musical! Para se ter um bom exêmplo, aqueles graves extendidos que dão os subs com borda de borracha (pionner,mtx,kicker) são em média de 40hz à 60hz de pico, e já um falante seco para racha como os eros, ultravox, live-x, entre outros, a média de corte é de 80 ~150hz (Tuc tuc tuc).. Litragem x Frequência: Normalmente falantes de 12" woofer precisam de caixas de 28 à 50Litros, falantes de 15" normalmente de 60 à 85Litros e falantes de 18" de 100 à 160 Litros, a diferença é que quanto maior a litragem mais consegue-se baixar a freqüência tocando melhor grave extendidos, e quanto menor , mais pankada seca e menos subão, por isso se recomenda uma litragem que toque bem tudo!

        Calcular Dutagem
    Este passo consiste em saber usar algum programa de cálculo de litragem x dutagem utilizando os Parâmetros de Thiele-Small, que em resumo são a descrição do falante (Qualidade, Frequencia mímima de resposta, Resistência, Volume, Deslocamento, área do cone, etc etc.. ) mas para quem não entende ou não tem nada disso, não se entre em panico, TODO ALTO-FALANTE DE CONFIANÇA AO SER FABRICADO PASSA POR DIVERSOS TESTES PARA SE APURAR A LITRAGEM MAIS ADEQUADA E DUTAGEM CERTA PARA SE ALCANÇAR UM MELHOR RENDIMENTO DO MESMO.

Som Automotivo - Caixa Acustica



    Antes de começar, é preciso medir seu porta-malas ou caçamba, para que sua caixa fique do tamanho certo para seu carro.

                                             Largura              Altura 

           Comprimento de baixo e de cima
   
    Tente fazer a caixa mais alta e larga, para que não bata direto contra o pora-choque, e até sobrar um espacinho né. Hehehe
    Se usar dutos RÉGUA, à alguns detalhes a ser considerados, por ex: uma caixa pra 2 falantes de 15" que tem 38cm cada falante, resultará em uma caixa com pelo menos 82cm de largura, pois tem que somar os 18mm de madeira de cada lado. Caso seu carro tiver 90cm de largura, você poderá botar dutos verticais (nos cantos ou no meio) com largura máxima de 4cm para cada câmara, o que seria bom apenas para subgrave, ou então 2 fantes de 15" ou 18" indicado seria um duto horizontal (em cima ou em baixo).
Calculo de Volume da Caixa 

    Para calcular o volume de uma caixa precisamos de 3 dimenções: Altura X Largura X Profundidade e se calcula como o exemplo abaixo:
    Caixa quadrada ou retangular
AlturaXlarguraXprofundidade em centimetros / 1000 = volume
altura= 40 cm
largura= 50 cm
profundidade= 30 cm
40 x 50 x 30 = 60.000 / 1000 = 60 litros

    Caixa trapezio
Altura x largurax(p2+p1/2)/1000 = volume
altura= 40 cm
largura= 50 cm
prof. menor= 20
prof maior = 30
40 x 30 x (20+30/2)/1000 = volume
40 x 30 x 25 /1000 = volume
volume = 30.000/1000
volume = 30 litros