Compare preços:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Potencia de Alto-Falantes

    Alto falante é um componente passivo, que transforma energia, na verdade, um alto falante de 120W RMS suporta eletricamente 120W sem queimar, porém se for ligado em um amplificador de 50W , tocará igual a qualquer outro alto-falante parecido e de menor potência: 50W. Isto sem contar que tem muita perda no caminho antes de virar som. O fabricante que apresenta como primeiro dado de seu alto-falante o valor da potência, tem a nítida intenção de te "ganhar no papo", cuidado.

    Com relação aos valores de potência, você já deve ter se deparado com números assustadores e não coerentes. Por exemplo, um alto-falante diz possuir 4000 Watts de potência. Óbvio que esta informação não é real. O que acontece nestes casos é a unidade de medida que o fabricante utilizou. Na maioria das vezes, potência PMPO, ou seja, uma forma de medir a potência máxima que o aparelho pode gerar, mesmo que seja por um instante mínimo de tempo, até menor que centésimos de segundo. Como não há padronização para esta medida, o fabricante "inventa" como ele quiser a maneira que vai utilizar para fazer a medição da potência PMPO. Isto trata-se de uma jogada de "marketing". A medição de potência padronizada pela ABNT é a que vale. Medida em um período de tempo padronizado onde se possa definir a potência média que foi trabalhada pelo aparelho sem que ocorra sua queima. Esta é a potência RMS ou conhecida como potência real média, esta serve como parâmetro de comparação e deve vir sempre especificada pelo menos no manual do fabricante. Nossa referência é potência RMS. Ainda temos um agravante. Esta potência é a que o alto falante suporta eletricamente, mais o importante em som é a sensibilidade em dB (dBSPL) das caixas acústicas e a distorção máxima do amplificador na máxima potência.

Decibéis
    É uma unidade logarítima usada para medir a intensidade do som, e este calculo é um pouco complexo, mas lhe darei algumas bases:

- 3Db´s é o Dobro da potência sonora, então um som com 143db (200 w rms) é o dobro de um som de 140db (100 w rms)!

    Se o ruído ultrapassar 160 dB, como durante uma explosão de fogos de artifício a 1 metro de distância, por uma fração de segundo pode levar ao rompimento do tímpano!!

De acordo com a Bíblia do som, calculando de acordo com a pressão atmosférica da terra, o máximo que se pode chegar é 194,00 dB´s! O Recorde mundial está acima dos 180Db´s hoje, e aumentando aos poucos a cada ano!

Decibeis de um Alto-Falante

    Auto falante de 400 W. RMS e 96 dB ou 300 W RMS com 101 dB ? Qual o melhor??

    É só fazer um calculo: db + 10xlog do rms

    Portanto o alto-falante de 400 W tem uma sensibilidade de 122,02 decibéis, enquanto o de 300 W tem 125,77 decibéis de sensibilidade.

Perceba que muitos watts não quer dizer som alto.

Um comentário:

  1. amigo gostaria de sabe pois meus woofer sao de 300wrms sera q ele aguenta mais potencia?

    ResponderExcluir