Compare preços:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

domingo, 21 de fevereiro de 2010

INFLUÊNCIA DA IMPEDÂNCIA DO ALTO-FALANTE NA POTÊNCIA DO AMPLIFICADOR

A maneira como utilizamos os alto-falantes pode implicar em ganhos ou perdas de potência de um amplificador. Um ganho de potência pode ser conseguido através de um baixo valor de impedância. Para que possamos explicar melhor o que ocorre, vamos verificar este exemplo, onde temos os seguintes equipamentos:

1 alto-falante com impedância de 2 ohms

1 alto-falante com impedância de 4 ohms

1 alto-falante com impedância de 8 ohms

1 Amplificador de um canal com potência de 100 Wrms em 4 Ohms

Para analisarmos as diferentes formas em que o amplificador irá trabalhar, utilizaremos as seguintes fórmulas:

P = T ² / Z P = T x I P = I ² x Z

P = Potência (Watts)

T = Tensão (Volts)

I = Corrente (Amperes)

Z = Impedância (Ohms)

Primeiramente devemos calcular o valor da tensão de saída deste amplificador, para que possamos verificar os diferentes valores de potência apresentados pelo amplificador de acordo com a impedância que teremos na saída.

O fabricante deste amplificador nos fornece a informação de que teremos 100 Wrms quando utilizarmos uma impedância de 4 ohms na saída. Jogando estes dados na primeira fórmula teremos:

100 = T ² / 4

T ² = 100 x 4 = 400

T = 20 Volts

Como o valor da tensão de saída do amplificador é constante e já o temos calculado, podemos encontrar os diferentes valores de potência para cada valor de impedância:

Para o alto falante com impedância de 4 Ohms

P= (20x20) / 4 = 400/4 = 100 Wrms

Para o alto falante com impedância de 2 Ohms

P= (20x20) / 2 = 400/2 = 200 Wrms

Para o alto falante com impedância de 8 Ohms

P= (20x20) / 8 = 400/8 = 50 Wrms

Com isso, podemos chegar à conclusão de que a medida que diminuímos a impedância, automaticamente o amplificador aumenta sua potência.

Por outro lado existe um limite, que é exatamente o ponto em que se pode ocasionar a queima de um amplificador. Isso ocorre porquê ao diminuirmos a impedância fazemos com que o amplificador forneça o máximo de potência, resultando em altos valores de corrente na saída do amplificador.

Para utilizarmos corretamente o equipamento a dica é conferir sempre a impedância mínima de saída do amplificador (bridge e estéreo) e a impedância de cada alto-falante, evitando assim futuros problemas.

A Maioria dos alto falantes automotivos é de 2ohms, 4ohms, 2+2ohms ou 4+4ohms e os profissionais de 4 e 8ohms, sendo assim a ligação dos falantes tem que ter a mesma impedância dos amplificadores, ou seja, se o módulo possui 2 saídas de 4ohms, você tem que ter dois falantes de 4ohms, um em cada canal.


Tecnicamente, impedância é o resultado da reatância capacitiva e da reatância indutiva em um determinado circuito. De uma maneira bastante resumida, impedância pode ser definida como a resistência elétrica (medida em Ohms) de um circuito por onde passa uma corrente alternada. Em um alto-falante essa resistência varia de acordo com a freqüência (medida em Hz) dessa corrente elétrica. E é justamente porque varia conforme a freqüência que a resistência de um alto-falante chama-se impedância (e não simplesmente resistência). Também por esse motivo você nunca vai conseguir medir a impedância de um alto-falante apenas usando um multímetro.

1. Bobina Dupla X Bobina Simples

A Bobina dupla foi inventada para poder combinar mais ligações apenas, ela tem o mesmo tamanho e potência da simples (no caso do mesmo modelo de falante) e por isso NÃO TOCA MAIS, as duas são iguais quanto à potência, e em alguns casos muda-se alguns poucos parametros do falante.

A Bobina dupla é dividida em 2, ou seja, tem 2 saídas, 2 pares (+) e (-) e pode ser ligada em Série ou Paralelo, já a bobina simples, pode ser ligada em série ou paralelo se combinar 2 ou mais falantes.



Ligação em paralelo:

O objetivo de se fazer uma ligação em paralelo é o de diminuir o valor da impedância. Quanto mais alto-falantes ligados em paralelo menor será a impedância. Para se ligar um ou mais alto-falantes em paralelo basta unir os pólos positivos com os pólos positivos e os negativos com os negativos, o valor final da impedância é calculado pela seguinte fórmula:



Z = 1 / [ (1/z1) + (1/z2) + ... (1/zn)]

onde:

Z = impedância final

z1 = z2 = zn = impedância nominal de cada alto-falante envolvido na ligação

* Em resumo, a ligação em Paralelo DIVIDE a impedância, onde 4 falantes dividido por 4ohms (caso forem 4ohms cada) ficaria então 4/4=1ohm, ou veja mais exêmplos de ligações mais abaixo.

Ligação em série: O objetivo de se ligar alto-falantes em série é aumentar o valor da impedância. Quanto mais alto-falantes ligados em série maior será a impedância. Para se ligar um ou mais alto-falantes em série, basta unir o pólo positivo do primeiro alto-falante com o pólo negativo do segundo alto-falante. Dessa forma, sobram dois pólos (um positivo e um negativo) os quais serão ligados ao amplificador. O valor final da impedância é calculado pela seguinte fórmula:



Z = z1 + z2 + ... zn

onde:

Z = impedância final

z1 = z2 = zn = impedância nominal de cada alto-falante envolvido na ligação



* Em resumo, a ligação em Série SOMA a impedância, onde por exêmplo 2 falantes de 4ohms em série, ficariam 4+4= 8ohms, ou veja mais exêmplos de ligações mais abaixo.

2 comentários:

  1. Ola.

    Tenho um amplificador A1 gradiente, segundo eu soube, este aparelho tem um defeito grave, queima facil os falantes, quando liga o A1 com soa falantes conectado a ele, queima, o q eh possivel se fazer para n queimar mais?

    agradeço desde jah!

    ResponderExcluir