Compare preços:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Instalação de um Kit Nitro

A instalação do kit varia conforme o modelo a ser instalado.



A escolha do kit na verdade, vai variar de acordo com a potência que você quer que seja adicionada, e claro que no modelo do veiculo a ser instalado.


A potência mínima dos giclês originais é cerca de 25 a 30cv, mas está pode ser regulada tanto para menos quanto para mais. Inclusive hoje em dia alguns giclês de kit nitro já estão vindo com apenas 15cv, mas claro que isso não dá para notar uma melhora significativa de potência, para começar a notar realmente a melhora do motor, é apartir de 30cv.


Porém, já vamos deixar claro desde cedo, que para que o motor não quebre, é fundamental que ele esteja em bom estado e que use a injeção de nitro na medida correta, por isso leia o manual que acompanha o kit, lá tem uma tabela de aplicação.


Num motor original, a medida máxima de nitro que se pode usar é 40% da potência do motor original. Mais que isso, estará sujeitando o motor a quebras.


As modificações no motor se tornam necessárias na medida em que se quer mais potência. Quanto maior potência jogada no motor, mais alterações serão feitas para tentar garantir a "mesma" durabilidade do motor original. É raro que alguém que queira uma super preparação fique somente com o nitro. Geralmente o nitro é apenas um ganho extra, a maioria das pessoas ou já tem turbo, e quer ter uma arrancada mais forte com o uso do nitro, ou tem um aspro forte e quer apenas "extra mile" para dar um empurrão final. Mas claro que tem as pessoas que tem apenas o carro original e usam o nitro para ultrapassagem em estradas, apenas como forma de garantia de ter 40% a mais de potência nesses momentos.

Os Kits podem ser usados ou novos.

Apesar de serem mais em conta, os kits usados devem ser de qualidade, com isso evita-se incômodos com o tempo de uso. É sempre bom comprar um kit usado de pessoas que confie, ou de lojas que tenham uma certa credibilidade no mercado. Já cansamos de ver casos de pessoas que compraram kit nitro via mercado livre, e quando foi feita a instalação o motor acabou explodindo, devido a solenóide que acabou travando.


Ao instalar o kit nitro, conheça bem as oficinas, preparadores ou mecânicos e os carros com kit nitro que ela já tenha montado.


O sistema de óxido nitroso também tem a vantagem de que com ele acionado a queima é muito boa e o risco de pré-detonação é quase inexistente.


Geralmente, o kit nitro é composto por manômetros do nitro, solenóides de combustível e nitro, mangueira metálica para conduzir o gás, cilindro, o bico (fogger), botões de acionamento, giclê e mais alguns itens para prender a garrafa, etc.


As solenóides são como "torneiras" elétricas que se abrem com o apertar de um botão e deixam o combustível e o nitro irem para o fogger, onde eles são misturados e são injetados no motor.


Para o acionamento do nitro são sistemas mais usados:


- Pode ser instalado um botão na alavanca de marcha (que aciona o nitro no motor), um botão de segurança.


- Pode ser instalado um volante que possui um ou dois botões (que aciona o nitro no motor), um botão de segurança.


- Pode ser instalado no final do curso do acelerador um botão (que aciona o nitro no motor), um botão de segurança.


- Pode ser instalado um botão em qualquer lugar do carro (que aciona o nitro no motor), um botão de segurança.


Essas são as idéias mais usadas, é claro que daí pra frente, você pode deixar fluir a sua criatividade.


Nos 4 casos o botão de segurança pode ser do tipo:


- Aircraft com proteção vermelha escrita em branco nitro.


- Chave elétrica com capa de proteção.


- Chave on/off


- Chave do Nitro.


Na verdade o Kit pode ser montado pelo proprietário do carro, isso claro, varia de acordo com o grau de instrução que ele tenha, e de acordo com seu motor.



Nos motores de arrancada dependendo das características do motor (ex: motor com pistões, bielas, virabrequim forjados, bloco usinado) se usa muito nitro e é despejada muita potência, coisa que num motor "normal" iria provocar a destruição de seus componentes em poucos segundos de utilização.


O nitro pode ser usado em qualquer carro, então você acaba tendo a vantagem de trocar de carro e reinstalar o kit no carro novo. O único acerto a ser feito seria a substituição dos giclês (jets) por outros para o acerto de mistura óxido nitroso+combustível.


Agora que você já sabe mais da instalação do kit nitro, vamos apenas por curiosidade, dizer que o nitro é quimicamente composto por dois atomos de Nitrogênio (N) e por um de oxigênio (O). O nitrogênio tem propriedade congelante, e o oxigênio é um comburente. Essa mistura é realmente uma maravilha para o motor: O oxigênio melhora a queima e o nitrogênio esfria, o volume de ar diminui e o ganho de potência é ótimo.


Mas não podemos dizer que tudo é uma maravilha no kit nitro, infelizmente ele tem uma SUPER desvantagem, que é a carga do cilindro, e claro que dependendo da potência, mais nitro é usado, menos tempo você tem de cilindro cheio, por isso alguns acabam usando duas garrafas no carro, para evitar que a diversão acabe sempre.

4 comentários:

  1. É preciso instalar um controlador de ponto de ignição para eu poder usar o nitro?
    Um preparador me falou que teria que colocar velas iridium com grau térmico mais frio e um unichip(piggback) para controlar o ponto de ignição, se não me engano, retardando o mesmo. Isso tudo é mesmo necessário?
    Pretendo ganhar uns 90 CV no meu azera 2009 com 245 CV originalmente.

    ResponderExcluir
  2. como que se instala? e em qual oficina, todas podem fazer?

    ResponderExcluir